segunda-feira, 13 de abril de 2009

“Não obrigues outras pessoas a viverem como tu vives" - Santa Catarina de Sena

Como é difícil seguir este ensinamento, e ver as pessoas que amamos levarem uma vida distante de Deus. Mas será que eles estão distante de Deus, ou apenas levam uma espiritualidade diferente da minha?


Precisamos nos livrar da falsa santidade que muitas vezes nos toma, quando achamos que somos melhores que alguém, ou que estamos mais próximos de Deus que os outros. É necessário recordar que somos tão pecadores quanto, e que Jesus sempre teve preferência pelos piores.


Por diversas vezes julgamos o modo de vida das pessoas, e neste jogo de culpas sempre achamos que a forma como vivemos é a melhor, é a mais certa. Esquecemos muitas vezes que temos uma formação diferente daqueles a quem julgamos.


O pecado prevê o conhecimento de causa. Quem tem maior pecado, eu que julgo, ou o outro que pratica sem o conhecimento?


Melhor que apontar os erros dos outros é rever os nossos, recordando das lições do Mestre: “Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra.” Se Deus não condenou, quem sou eu para fazer isto? “Não julgueis para não serdes julgados”.


Senhor, dá-me a graça de amar os irmãos como eles são,

crescendo junto com eles, aprendendo com os nossos erros.

Senhor, faz-me a cada dia mais parecido contigo.

Ensina-me a olhar com Teus olhos, ver a essência.

Ensina-me a perdoar como Tu me perdoas.

Ensina-me a ser amigo, como Tu és.

Dá-me, Senhor, um coração que seja puro,

manso e humilde como o Teu.

Amém.

Um comentário: