terça-feira, 22 de setembro de 2009

Os Anjos

Na sua longa história, a Igreja jamais colocou em dúvida a existência dos anjos por se tratar de uma verdade revelada pela Sagrada Escritura. Para o católico, é um dogma de fé, definido pelo IV Concílio de Latrão (1215), recordado pelo Concílio Vaticano II e expresso no Catecismo da Igreja Católica, que diz: “A existência dos seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição” (CIC §328). "Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus" (CIC §336).

Os anjos são criaturas puramente espirituais, dotadas de inteligência e de vontade; são criaturas pessoais e imortais. “Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados” (Lc 20, 36). Eles superam em perfeição a todas as criaturas visíveis, como dá testemunho o fulgor de sua glória: “Seu corpo era como o crisólito; seu rosto brilhava como o relâmpago, seus olhos, como tochas ardentes, seus braços e pés tinham o aspecto do bronze polido e sua voz ressoava como o rumor de uma multidão” (Dn 10, 6).

É importante não perder de vista que os anjos são seres espirituais criados por Deus: “Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele” (Cl 1, 16).

No céu, realizam a missão de adorar, louvar e servir a Deus: “E todos os Anjos estavam ao redor do trono, dos Anciãos, e dos quatro Animais, prostravam-se de face em terra diante do trono e adoravam a Deus, dizendo: Amém, louvor, glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força ao nosso Deus pelos séculos dos séculos. Amém” (Ap 7, 11-12).

A palavra anjo – do latim “angelus” – significa mensageiro. Deste modo, os anjos são espíritos enviados por Deus para realizar uma obra em favor dos homens: “Não são anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?” (Hb 1, 14). Entre as suas obras principais, destacam-se:

· Comunicar mensagens do Senhor. Um dos melhores exemplos é a visita do anjo Gabriel à Nossa Senhora. (cf. Lc 1, 26)

· Auxiliar diante do sofrimento e perigo. Ao navegar para Roma, Paulo foi salvo de um naufrágio. Ao explicar esse milagre, disse: “Esta noite apareceu-me um anjo de Deus, a quem pertenço e a quem sirvo, o qual me disse: Não temas, Paulo. É necessário que compareças diante de César. Deus deu-te todos os que navegam contigo” (At 27, 23-24).

· Dar proteção: “porque aos seus anjos mandou que te guardem em todos os teus caminhos” (Sl 90, 11)

· Realizar a justiça de Deus, trazendo a recompensa ou o castigo: Na destruição de Sodoma e Gomorra, dois anjos foram enviados para informar essa sentença a Abraão e Lot (cf Gn 19, 1ss).

· Apresentar ao Senhor as preces dos justos. O arcanjo Rafael diz a Tobit: “Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor” (Tb 12, 12).

A Igreja nos ensina que desde a infância até a morte os anjos nos guardam, protegem e intercedem por nós (Mt 18, 10; Lc 16, 22; Sl 34, 8; 90,10-13). Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos no céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.” (Mt 18, 1-10).

"Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador
Se a ti me confiou a piedade divina
sempre me rege, me guarde,
me governe e ilumine. Amém"

Nenhum comentário:

Postar um comentário