segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Os Mandamentos da Igreja

Os mandamentos da Igreja situam-se nessa linha de uma vida moral ligada à vida litúrgica e que dela se alimenta. O caráter obrigatório dessas leis positivas promulgadas pelas autoridades pastorais tem como fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do próximo"(CIC § 2043).

"O primeiro mandamento da Igreja (‘Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho’) ordena aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a Ressurreição do Senhor e as festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da Santíssima Virgem Maria e dos Santos, em primeiro lugar participando da celebração eucarística, em que se reúne a comunidade cristã, e se abstendo de trabalhos e negócios que possam impedir tal santificação desses dias.

O segundo mandamento (‘Confessar-se ao menos uma vez por ano’) assegura a preparação da eucaristia pela recepção do sacramento da Reconciliação, que continua a obra de conversão e perdão do Batismo.

O terceiro mandamento (‘Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da Ressurreição’) garante um mínimo na recepção do Corpo e Sangue do Senhor em ligação com as festas pascais, origem e centro da Liturgia cristã"(CIC § 2042).

"O quarto mandamento (‘Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a santa Mãe Igreja’) determina os tempos de ascese e penitência que nos preparam para as festas litúrgicas; contribuem para nos fazer adquirir o domínio sobre os nossos instintos e a liberdade de coração.

O quinto mandamento (‘Ajudar a igreja em suas necessidades’) recorda aos fiéis que devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme suas possibilidades"(§ 2043).

"...o domingo, dia em que por tradição apostólica se celebra o Mistério Pascal, deve ser guardado em toda a Igreja como dia de festa de preceito por excelência. Devem ser guardados igualmente o dia no Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania, da Ascensão e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, de Santa Maria, Mãe de Deus, de sua Imaculada Conceição e Assunção, de São José, dos santos Apóstolos Pedro e Paulo e, por fim, de Todos os Santos"(CIC § 2177).

Nenhum comentário:

Postar um comentário