quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A vinda do Reino

Estamos no ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e dez! Antes de Cristo e depoisde Cristo! Assim se referem as indicações históricas. Mesmo quem não acreditan'Ele continua datando os acontecimentos a partir do Seu nascimento. A Ele a honrae a glória, Aquele que é o primeiro e o último, o princípio e o fim, Alfa eÔmega. E nós cristãos consideramos ano litúrgico o tempo que vai do primeirodomingo do Advento à Solenidade de Cristo Rei. Começa um tempo novo, ainda queo calendário não tenha chegado ao dia trinta e um de dezembro. Quando janeirovier, já estaremos imbuídos de uma nova mística, que vem do Alto!
A vinda do Reino, arealização da vontade do Pai e o reconhecimento da santidade de Seu nome seencontram presentes na oração mais perfeita, ensinada por Jesus, o Pai-Nosso.Temos em nós o desejo do infinito, o sonho da perfeição, para nunca nossaciarmos com algo que seja menos do que Deus. Sim, é o infinito do amor quenos atrai, para que caminhemos de perfeição em perfeição, até chegar àplenitude.
O Reino de Deusestá presente no mundo sem que precisemos buscar sinais estrondosos de suapresença. Basta-nos olhar ao redor para descobrirmos os seus sinais. Um reinoeterno e universal: reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça,reino de justiça, de amor e de paz. Mas este Reino devecrescer e se implantar, para que Deus seja tudo em todos.
Jesus Cristo é Rei,mas não nos modelos do mundo. Nós O vemos diante de Pilatos proclamando Seureinado, mas coroado de espinhos, dando a vida pela salvação de todos. Seutrono é a Cruz, na qual proclama decretos inusitados ao pedir ao Pai o perdãopelos próprios algozes ou ao anistiar o Bom Ladrão. De lá para cá, Seutrono-cruz foi plantado sobre colinas e dentro dos corações. Seu Reino seespalha silencioso, discreto e presente, contando com agentes que podem serpobres ou ricos, de todas as raças, línguas e nações. Nosso olhar mais atentomostrará sinais de esperança e sadio otimismo.
A pregação de Jesus éo anúncio do Reino de Deus, uma verdadeira paixão que perpassa todas as Suaspalavras. Reino que é comparado com plantas, rebanhos, histórias de pessoas efamílias transformadas em parábolas, para que as pessoas abram o coração eentendam o que Ele diz. Reino que já chegou e há de ser pedido na oração,misterioso! E mistério é algo que sempre pode ser um pouco mais compreendido,nunca se esgota!
Numa de Suasafirmações lapidares, o Senhor proclama “buscai o Reino de Deus e a suajustiça, e todas as coisas serão dadas por acréscimo” (cf. Mt 6,33). A atualização do Reino de Deus depende de nossa liberdade, poisse trata de uma forma nova de viver, que é proposta e não imposta. Àquelas pessoas quese deixarem provocar pelo Reino de Deus, a Igreja indica para estes dias de fimde ano um caminho de revisão de vida.
Que valoresorientaram as decisões tomadas nos diversos âmbitos da vida pessoal e social?Em torno de nós floresceu o respeito à vida e à dignidade das pessoas? Vivemospara os outros ou cada um se interessou apenas por si mesmo, sem olhar aoredor? Nossos sonhos e projetos incluem o bem comum? E as perguntas podem sermuitas, conduzindo a novas decisões. Não precisaremos buscar adivinhos ouprevisões futurológicas para vivermos o novo ano se vivermos bem cada momentopresente, iluminados pelos valores do Reino de Deus. Cada surpresa serábem-vinda!
E o que fazer com aseventuais dificuldades que certamente aparecem pelas esquinas da vida? Elasserão transformadas em novas decisões pelo serviço a Deus e ao próximo, nadivina alquimia do amor, lei suprema do Reino de Deus. O tempo do cristão não éapenas o correr inexorável do relógio, mas oportunidade (Kairós!), nova chance oferecida pela Providência Divina. E venha o Reino deDeus e a sua justiça!
Foto


Dom Alberto TaveiraCorrêa
Arcebispo de Belém - PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário