quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Creio na Santa Igreja Católica...

A palavra “Igreja” significa “convocação”. Designa a assembléia daqueles que a Palavra de Deus convoca para formarem o Povo de Deus e que, alimentados pelo Corpo de Cristo, se tornam Corpo de Cristo.
A Igreja é ao mesmo tempo caminho e finalidade do desígnio de Deus: prefigura na criação, preparada na Antiga Aliança, fundada pelas palavras e atos de Jesus Cristo, realizada por sua Cruz redentora e por sua Ressurreição, ela é manifestada como mistério de salvação pela efusão do Espírito Santo. Será consumada na glória do céu como assembléia de   todos os resgatados da terra.
Já dizia Santo Agostinho que a Igreja é Cristo entre nós: suas mãos continuam a nos curar (os sacramentos da Igreja), sua boca continua a nos falar (a doutrina santa que a Igreja prega). A Igreja continua a missão de Cristo, e foi para isso que Ele a fundou.
Quando professamos a fé, no Símbolo, dizemos: "Creio na Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica". Ela é a Mãe que cuida de nós com os sacramentos e com a doutrina de Jesus Cristo, conduzindo-nos para o céu.
Como sacramento, a Igreja é instrumento de Cristo. “Nas mãos   dele, ela é o instrumento da Redenção de todos os homens”, o “sacramento universal da salvação”, pelo qual Cristo “manifesta e         atualiza o amor de Deus pelos homens”. Ela “é o projeto visível do amor de Deus pela humanidade”, que quer que o “gênero humano inteiro    constitua o único povo de Deus, se congregue no único Corpo de Cristo, seja constituído no único templo do Espírito Santo”.
Ingressa-se no Povo de Deus pela fé e pelo Batismo. “Todos os   homens são chamados a fazer parte do Povo de Deus”, a fim de que, em Cristo, “os homens constituam uma só família e um só Povo de Deus”.
A Igreja é o Corpo de Cristo. Pelo Espírito e pela oração deste nos sacramentos, sobretudo a Eucaristia, Cristo morto e ressuscitado constitui a comunidade dos crentes como seu Corpo.
Na unidade deste Corpo existe a diversidade de membros e de  funções. Todos os membros estão ligados uns aos outros, particularmente aos que sofrem, são pobres e perseguidos.
A Igreja é a Esposa de Cristo: ele a amou e entregou-se por ela.   Purificou-a com seu sangue. Fez dela a Mãe fecunda de todos os filhos de Deus.
A Igreja é uma: tem um só Senhor, confessa uma só fé, nasce de um só batismo, forma um só Corpo, vivificado por um só Espírito, em vista de uma única esperança, no fim da qual serão separadas todas as divisões.
A Igreja é santa: o Deus Santíssimo é seu autor: Cristo, seu Esposo, se entregou por ela para santificá-la; o Espírito de santidade a vivifica. Embora congregue pecadores, ela é imaculada de maculados. Nos santos brilha a santidade da Igreja: em Maria esta já é a toda santa.
A Igreja é católica: anuncia a totalidade da fé; traz em si e  administra a plenitude dos meios de salvação; é enviada a todos os povos; dirige-se a todos os homens; abarca todos os tempos; “ela é, por sua    própria natureza, missionária”.
A Igreja é apostólica: está construída sobre fundamentos duradouros: “Os doze Apóstolos do Cordeiro”; ela é indestrutível. É  infalivelmente mantida na verdade: Cristo a governa por meio de Pedro e dos demais apóstolos, presentes em seus sucessores, o Papa e o colégio de Bispos.
A única Igreja de Cristo, que no Símbolo confessamos uma, santa, católica e apostólica... Subsiste na Igreja católica, governada pelo  sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele, embora fora de sua estrutura visível se encontrem numerosos elementos de santificação e de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário