sábado, 2 de abril de 2011

Sociedade da Alegria

         Sociedade da Alegria foi uma espécie de clube fundado por Dom Bosco quando estudante em Chieri, com um regulamento muito simples:

1.      Nenhuma ação, nenhuma conversa indigna de cristão;
2.      Cumprir os próprios deveres escolares e religiosos;
3.      Alegria;

A alegria foi uma idéia fixa em Dom Bosco.Domingos Sávio chegara a dizer: “Nós fazemos consistir a santidade em estar muito alegres. Procuramos evitar o pecado que nos rouba a alegria do coração”.
A nossa Sociedade da Alegria, tomando o nome original, tem por finalidade evangelizar a juventude através da arte, seguindo os primeiros regulamentos de Dom Bosco.
Com encontros semanais nas noites de sábado, a Sociedade da Alegria quer ser um grupo da Pastoral Juvenil Salesiana com o objetivo de formar lideranças juvenis que possam exercer seu protagonismo no oratório e na comunidade.


A) A quem se destina?

            Para fazer parte da Sociedade da Alegria, o jovem deve ter mais de treze anos, e ter por motivação inicial a sua formação pessoal.


B) Objetivo Geral

·        Evangelização da juventude através das artes, sob os regulamentos da Sociedade da Alegria de São João Bosco.

 C) Objetivos Específicos
           
·        Despertar o protagonismo juvenil;
·        Formar lideranças incentivando o trabalho voluntário;
·        Desenvolver a cultura juvenil;
·        Despertar vocações salesianas;
·        Envolver os jovens na comunidade;

D) Quanto ao encontro:

            Com início às 19h 30min e término às 21h, a Sociedade da Alegria é dividida em duas partes principais:

1.      A primeira parte será sempre destinada à formação. Pode consistir em um debate, um vídeo, uma peça teatral, uma apresentação de dança, uma reflexão musical ou uma oração, tudo voltado ao tema ou projeto mensal que estamos desenvolvendo.
2.      A segunda parte será o trabalho em si. Divide-se os participantes nas diversas oficinas de artes: dança, teatro, música e canto, artes plásticas etc. Neste momento despertamos o protagonismo juvenil e incentivamos os trabalhos com apresentações nos “boas tardes” do oratório e em outras ocasiões previamente estabelecidas, cultivando assim um sentimento de pertença à obra e co-responsabilidade na educação e formação de outros, despertando nos oratorianos que assistem às apresentações o desejo de também participarem ativamente.


E) Quanto às regras

            De acordo com os princípios da Sociedade da Alegria de Dom Bosco, neste espaço formativo não será permitida nenhuma ação e nenhuma conversa indigna de cristão. Cultivaremos sempre o respeito mútuo entre voluntários, noviços e oratorianos.
            No grupo, também obedeceremos à regra do “cumprir bem os seus deveres”. Aqueles que tiverem pontos negativos no oratório no mês corrente, não poderão participar das reuniões da Sociedade. A frequência também será computada para a “Premiação”.
            A música, assim como as outras artes, é a alma das casas salesianas. Através dessas queremos com alegria levar mais almas a Deus.


F) Estratégias

·        Encontros de espiritualidade ativa e reflexiva;
·        Oficina de artes (Dança, teatro, canto, música, artes plásticas etc);
·        Execução de projetos, vivenciando melhor as festas do ano civil e religioso, cultivando a cultura em nossas obras;
·        Apresentações dos trabalhos realizados nos “boas tardes” do Oratório;

   
Noviços responsáveis: Daniel, Denis, Fabiano, Fábio Luciano, Leandro, Maurício e Rony.

Nenhum comentário:

Postar um comentário