sexta-feira, 17 de junho de 2011

A unção na música


Por mais que tenhamos técnica e tenhamos todos os recursos da ciência musical, se não tivermos unção não cumpriremos a missão que o Senhor nos dá, que é sermos ministros da música.


Encontramos no Segundo Livro das Crônicas, no capítulo 5, versículos 12 a 14, um relato impressionante do que é ministrar a música com poder. Na ocasião os cantores e tocadores preparavam a entrada da Arca de Deus no templo de Jerusalém, recém-constituído:

“Todos os cantores levíticos, Asaf, Hemã, Jedutun, com os filhos e irmãos, lá estavam, vestidos de linho, levando címbalos, harpas e cítaras, do lado oriental do altar, junto com cento e vinte sacerdotes que tocavam trombetas. Quando todos unidos se puseram a tocar as trombetas e a cantar, ouvia-se como um único som, louvando e dando graças ao SENHOR. Ao som das trombetas, dos címbalos e dos instrumentos musicais cantou-se em honra do SENHOR: “Sim, ele é bom, eterno é seu amor”. Nesse momento o templo se encheu com a nuvem da glória do SENHOR,e os sacerdotes nem podiam continuar o ato litúrgico por causa da nuvem, pois a glória do SENHOR enchia a casa de Deus.”

Na passagem bíblica é citada três vezes a expressão “neste momento”. Foi exatamente no momento em que os tocadores e cantores se uniram para celebrar o louvor do Senhor que a casa de Deus se encheu com a glória d'Ele. Não foi em outro momento, mas no momento em que a música era executada, com unção, que a glória do Senhor entrou no recinto.

Quando o ministério de música se une com o intuito de ministrar a música para o louvor do Senhor, o poder e a glória do Todo-poderoso enchem os recintos e a música enche os lugares com a presença d'Ele. Se o ministério não se uniu com o objetivo de dar glória a Deus, a música não será ministrada com o poder do alto e não atrairá a glória de Deus. Ministério desunido não enche os lugares com a glória de Deus.

É justamente este o papel do ministério de música: encher os lugares com a glória de Deus, atrair a glória do Senhor para os recintos, de modo que as pessoas sejam tocadas e tenham o coração convertido ao Senhor.

Não é fácil saber quando o ministério de música está ungido, pois neste momento nossos sentidos se voltam para a glória do Senhor. Porém, é muito fácil verificar quando o ministério não está ungido, pois a música não convence, as pessoas ficam dispersas e desatentas. Quando falta unção na música, os sentidos dos ouvintes se voltam para o conjunto ou para o ministério e não para Deus.

Para a música ser ministrada com unção ela precisa primeiro cair no coração de quem a executa e convencê-lo primeiro; é necessário que seja ministrada a música em primeiro lugar para si mesmo. É muito duro verificar que muitas pessoas nem prestam atenção ao que estão cantando, nem se preocupam com o que a letra está dizendo. Cantar sem colocar o coração, sem ministrar para si mesmo, é o que o sino da igrejinha faz: toca, toca, toca chamando o povo para a Santa Missa, mas ele não entra, fica de fora!

(Trecho extraído do livro: "Formação espiritual de evangelizadores na música" de Roberto A. Tannus e Neusa A. de O.Tannus).

2 comentários:

  1. a música tem que ter fundamento, ser criativa, cheia de poder, espiritual transformar por dentro as pessoa que escutam e dá briio a quen canta e atrvez dessa ou desse cantor(a)a s pessoa sejam felizes e possam sentoir bem com a música.

    ResponderExcluir
  2. a música ela tem o poder, uma essencia que ninguem possa explicar direito como é, eu particularmente me sinto envaidecida por uma música sendo evangélica ou católica pra mim não tem destinção.

    ResponderExcluir