segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dinâmica das Pérolas


Pérola – Uma ferida cicatrizada!


            Pérolas são produtos da dor, resultado de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.
            A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola é formada.
            Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada!
  • Você já sentiu ferido(a) pelas palavras rudes de alguém?
  • Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?
  • Já deu o melhor de si e ninguém reconheceu o seu trabalho?
  • Suas idéias já foram rejeitadas?

Então produza uma pérola... Cubra suas mágoas e as rejeições sofridas com camadas e camadas de amor. Lembre-se de que uma ostra que não foi ferida, não produz pérolas, pois, uma pérola é uma ferida cicatrizada!


Sugestão de Dinâmica:
Entregar a cada participante uma caixinha com um pedaço de papel em branco. Cada um escreverá nesta folha alguma coisa que lhe feriu, ou um defeito que gostaria de mudar etc. É importante assegurar o sigilo total das informações escritas naquelas folhas, que, aliás, não precisam ser identificadas. Terminado isso, dobra-se o papel e se coloca na caixa, depositando-as sobre o altar, ou local apropriado, onde ficará durante todo o encontro. No fim do encontro, uma outra dinâmica acontecerá nesse mesmo lugar com as caixas. Alguém da equipe ira retirar todas os papeis das caixas e queimá-los ou colocá-los na caixa de intenções do encontro. No lugar, colocará uma conchinha (dessas que a gente encontra na praia), com uma pérola colada nela. Além da "ostra" com a pérola, providenciar uma cópia do texto acima. Arrumar as caixas de forma bem diferente daquela que os participantes deixaram no primeiro momento, a fim de que eles não saibam mais qual é a sua caixa. Neste momento, o condutor assegura que Deus guiará a escolha da caixa certa... Agora é só ver as reações e partilhá-las. Bom encontro!

3 comentários: