quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sistema Preventivo e Espiritualidade Salesiana



Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens
“casa que acolhe, paróquia que evangeliza,
escola que encaminha para a vida, e pátio para
se encontrarem como amigos e viverem com alegria”.


Para educar a juventude, Dom Bosco desenvolveu o Sistema Preventivo, que é baseado na Razão, na Religião e no Amor. Esse método educativo utiliza a “presença” junto aos jovens como meio eficaz para educar. O pátio é o local privilegiado para aplicar o seu método
O Sistema Preventivo é um método de educação; mas é, sobretudo, uma espiritualidade: é um amor que se doa gratuitamente, inspirando-se na caridade de Deus que atende cada criatura com a sua providência, segue-a com a sua presença e a salva doando a vida.
A Espiritualidade Salesiana é a espiritualidade da alegria, “da paixão pela vida e pelo Senhor da Vida”. A festa nessa espiritualidade é uma confissão solene de que o mundo inteiro está nas mãos de Deus. Isto é motivo de muita alegria.
O Salesiano faz da sua vida uma oração, onde cada jovem que cruza o seu caminho é a presença de Deus. Tem consciência de que “Deus o espera nos jovens”. Encontra Deus no cotidiano, nas coisas simples da vida. É contemplativo na ação. Viver essa espiritualidade é fazer da vida uma missão; o fim último é dedicar-se ao próximo, fazendo-o sentir a presença de um Deus que muito  quer bem.
A devoção mariana também é muito presente na espiritualidade Salesiana. No fim de sua vida, Dom Bosco declarou que tudo aquilo que tinha feito, tinha-o iniciado por inspiração de Maria Auxiliadora: “foi ela quem tudo fez”, dizia ele, já próximo de sua morte. O nosso Santo Fundador falava da mãe de Deus como “auxiliadora”, isto é, como auxílio dos cristãos na grande batalha da fé e da construção do Reino de Deus.
Vivendo essa espiritualidade, todo Salesiano é chamado a “ser na Igreja sinal e portador do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário