quarta-feira, 28 de março de 2007

Buscai as Coisas do Alto

“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Cl 3, 1-3)

Para celebrarmos a vitória de Deus em nossas vidas, só temos um caminho a seguir: “buscar as coisas do alto”. O batismo é um começo, primícias de Deus que é preciso fazer frutificar durante toda a vida.

“Então, o que diremos? Permanecemos no pecado para que haja abundância da graça? De modo algum. Nós, que já morremos ao pecado, como poderíamos ainda viver nele? Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova.” (Rm 6, 1-4)

Muitos vivem a remoer seus pecados, mesmo aqueles que já foram confessados e perdoados. O confessionário é o único tribunal na face da terra onde nós chegamos, declaramo-nos culpados e saímos absolvidos. O que precisamos fazer é crer na misericórdia de Deus e levantar. Estamos caídos, buscando na terra a solução para todos os nossos problemas. E São Paulo de forma tão simples nos mostra o verdadeiro caminho a seguir: “buscai as coisas lá do alto.”

De que forma estamos vivendo a nossa vida em nossas escolas, trabalhos e lares, na nossa Igreja e em todos os lugares onde passamos? Como estão os nossos relacionamentos, os nossos sentimentos? E o uso de nosso dinheiro? Estamos buscando as coisas do céu ou as da terra?

Se não estamos buscando as coisas do alto, ainda não temos vida, ainda não a encontramos escondida com Cristo em Deus. Nossa vida possui várias áreas: sentimental, profissional, racional. Pecamos em todas elas. Quando recebemos a efusão do Espírito Santo, todas as áreas da nossa vida são preenchidas e o que estava seco volta à vida. O que antes não significava mais nada, por causa do nosso pecado, é mergulhado em Jesus. Morremos pelo pecado e voltamos a viver pela presença de Deus. Isso é batismo. Batizar é mergulhar a morte na vida.

Unidos a Cristo pelo Batismo, já participamos realmente de uma vida celeste de Cristo ressuscitado, mas essa vida permanece escondida com Cristo em Deus. “Com ele nos ressuscitou e fez-nos sentar nos céus, em Cristo Jesus” (Ef 2, 6). Nutridos com o seu corpo na Eucaristia, já pertencemos ao Corpo de Cristo. Quando ressuscitarmos, no último dia, nós também seremos “manifestados com ele, cheios de glória.” (Cl 3, 3)

“Que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer às suas paixões.” (Rm 6, 12)

Deus quer dar vida a você.

“Assim como outrora oferecestes vossos membros como escravos à impureza e à iniqüidade, para viverdes iniquamente, agora oferecei-os como escravos à justiça, para a vossa santificação.” (Rm 6, 19)

Os cristãos estão na carne, mas não vivem segundo a carne. Passam sua vida na terra, mas são cidadãos do céu. Que possamos reconhecer-nos cidadãos do reino de Deus, procurando viver como tais, buscando as coisas do alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário