segunda-feira, 2 de março de 2009

Santidade e Simplicidade

Teu amor cegou o olhar perdido da maldade
Paralisou os passos largos da mentira”


Há alguns dias tenho me questionado sobre a essência da santidade. Fico pensando como posso ser tão falho e pecador, e mesmo assim ser escolhido por Deus. Quantas vezes me sinto fraco e só, mas logo me recordo de Jesus, de como escolhia os seus, de quem eram os seus:o pescador, o cobrador de impostos, os marginalizados, os excluídos... “Sou humano demais pra compreender”.

Hoje uma frase lida me fez refletir: “Deus é simples”. Fiquei pensando no quanto nós complicamos essa realidade, muitas vezes construindo barreiras entre os céus e a terra, julgando-nos sermos impuros demais para estar na presença de Deus.

E mais uma vez o refrão que não sai da minha cabeça veio à mente:
“Quando a minha miséria se encontrou com a Terra Santa do Teu coração , assim como a morte e a cruz, vida brotou”

Ninguém esperava que aquela Cruz, onde morria o nosso Salvador, fosse ser o início de uma nova vida... A morte foi vencida, e dela, a vida ressurgiu. Assim também somos nós quando deixamos a vida de trevas e nos decidimos a trilhar uma vida em busca da santidade. Mergulhamos as nossas misérias na Misericórdia infinita de Deus, e depois desse despojamento, a ressurreição.

Tudo que é perfeito, não precisa sofrer alterações, acaba virando peça de museu. Sendo humano, não posso querer assumir uma realidade angélica, de espírito perfeito. Entendi que sendo Deus simples e me criando limitado, Ele não me quer perfeito. Deus me quer santo. Só isso.
“No Teu abraço, o peito cansado pelos erros rasgado, voltou a bater”

Preciso a cada dia me revestir de humanidade, descobrindo os valores escondidos nos mais simples gestos. Preciso buscar a minha santidade por meio de caminhos possíveis, descomplicados. Preciso encontrar a Deus no que é pequeno, humano e torto... É lá que Ele costuma se esconder. “Os limites do mundo os meus pés não ultrapassam mas o que de mais alto existe, minha alma alcança.” Santidade, aí vou eu!!!

2 comentários:

  1. essa tão sonhada santidade, me dá um trabalho correr atrás dela... :D

    "Preciso buscar a minha santidade por meio de caminhos possíveis, descomplicados. Preciso encontrar a Deus no que é pequeno, humano e torto... É lá que Ele costuma se esconder."

    o amor é mesmo simples.
    tão simples que às vezes nem o percebemos.
    talvez por isso,seja tão difícil vivê-lo.

    "abraços apertados... sorrisos largos. sabe... olhar sincero. essas pequenas coisas que nos fazem santos."

    amei o texto Daniel, me enriqueceu tanto.
    ^^

    ResponderExcluir
  2. A Santidade Cristã, consiste na união com Cristo: Verbo Encarnado e Verbo Redentor, único mediador entre Deus e os homens e fonte de toda graça e santificação.

    Certa vez, em uma reunião falei que Deus falava através do silêncio de um amigo, ele parou e ficou pensando. Mas como ? como Deus fala através do meu silêncio? EU tão pecador. Naquele momento seus olhos brilharam, ele entedeu que CRISTO estava com ele e o queria SANTO.

    Santificar-se é você descobrir que o projeto de santidade ocorre com a ajuda do Espírito Santo, que move as diferentes pessoas nos diferentes tempos e faz uma obra maravilhosa.

    Assim nos diz Jão Paulo II

    Precisamos de Santos sem véu ou batina.

    Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.

    Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.

    Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se “lascam” na faculdade.

    Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.

    Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.

    Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.

    Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

    Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot-dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.

    Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.

    Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.

    Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.

    Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos.

    ResponderExcluir