terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sacramentos: Marcas do Eterno


Podemos classificar ossacramentos em três grupos: de iniciação cristã, de cura e de serviço. Os deiniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia, acompanham, na maioria dasvezes, o desenvolvimento físico e intelectual do indivíduo. Já os de cura:Penitência e Unção dos Enfermos restauram a saúde do corpo e da alma, dando oalívio necessário. Os sacramentos de serviço: Ordem e Matrimônio, por sua vez,expressam o caminho de santificação que escolhemos percorrer. Cada um delespossui suas graças específicas, mas trazem em comum a importância de ser marcado Eterno em nossas vidas.

Os sacramentos de iniciação cristã nos inserem totalmenteno mistério de Cristo. Pelo Batismo, morremos para o pecado e somos sepultadoscom Cristo, submerso nas águas, e saímos dela ressuscitados com Ele, revestidosdo homem novo criados à imagem e semelhança de Deus, nos configurando comofilhos de Deus. Na Crisma confirmamos aquilo que nossos padrinhos juraram pornós no primeiro momento, e assumimos o seguimento de Cristo por nós mesmos, passandoda condição de filhos a discípulos, seguidores de Jesus. Para tanto, recebemosos dons do Espírito Santo, que frutificam em nós gerando as graças daperseverança na vocação cristã. A Eucaristia é o nosso alimento: Jesus na Ceia,sabendo que iria partir, quis permanecer perto de nós, e deu-se por comida ebebida para a nossa salvação. Na Missa, revivemos os mistérios da paixão, mortee ressurreição de Cristo, ofertamos ao Pai o único e verdadeiro sacrifício erecebemos d’Ele o Pão da Vida que nos sustenta e salva. Os sacramentos deiniciação, portanto, nos insere no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, enos dá as condições necessárias para permanecer em Comunhão com Ela.

Quando quebramos as condições de pureza originaisprovenientes dos sacramentos de iniciação, vamos perdendo as característicasque revelam em nós a face de Deus: vamos adoecendo. Na Penitência, confessamosnossos pecados, nos declaramos culpados diante de Deus e saímos absolvidos detodas as faltas; somos curados de nossos pecados. No sacramento da Unção dosEnfermos, unem-se os sofrimentos do doente aos sofrimentos de Cristo como formade expiação de seus pecados; não se trata, portanto, de um sacramento para aspessoas que vão morrer, mas sim para todas aquelas que estão enfermas no corpoe querem canalizar seus sofrimentos para a remissão de seus pecados, asenfermidades da alma.

Dentre os caminhos de santificação na vocação cristã destacam-sedois como sacramentos de serviço. No sacramento da Ordem, o homem dedica suavida em sua totalidade ao projeto de Jesus, deixam tudo para seguir a Cristocomo os primeiros apóstolos fizeram. É um caminho árduo de santificação, quetem por missão levar o povo a Deus. É uma consagração total em favor dosirmãos. Outro caminho é o Matrimônio: quando o casal sela uma união de amor comDeus e passam a ser uma única carne, até que a morte os separe, prometendo serfecundos e gerarem frutos no amor, a constituírem família. A família é o lugarde santificação do casal e dos filhos; é o lugar que Deus os confiou para serescola onde se aprende a amar; é a criação sendo atualizada nos jardins denossa existência. Não existe caminho melhor ou pior, são caminhos diferentes,vocações diferentes com um único objetivo: a santificação através do serviço aopróximo.

Nos jardins de nossas vidas podemos identificar apresença oculta de Deus através das pegadas que Ele nos deixa em nossosaltares. Em mistério Ele se revela sem que os nossos olhos O possam ver: isto éSacramento. Ter a consciência das graças que cada um dos sacramentos nosoferece, dos efeitos que nos causam e das responsabilidades que nos trazem éreconhecer-se território santo onde Deus precisa ser reconhecido e adorado; éolhar as marcas e identificar em nós a imagem e semelhança daquele que noscriou; é um aperto de mãos entre o humano e Divino, confirmando com todos e comcada um de nós a aliança selada por Cristo na Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário