terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sacramentos: Unção dos Enfermos

“Alguém entre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o aliviará; e, se tiver cometido pecados, estes lhe serão perdoados” (Tg 5,14-15).
O Sacramento da Unção dos Enfermos tem por finalidade conferir uma graça especial ao cristão que está passando pelas dificuldades inerentes ao estado da enfermidade grave ou velhice. O tempo oportuno para receber a sagrada unção é certamente aquele em que o fiel começa a encontrar-se em perigo de morte devido à doença ou à velhice.
Cada vez que um cristão cair gravemente enfermo, pode receber a sagrada unção. Da mesma forma, pode recebê-la novamente se a doença se agravar. Só os sacerdotes podem administrar o sacramento da Unção dos Enfermos; para conferi-lo, empregam óleo consagrado pelo Bispo ou, em caso de necessidade, pelo próprio presbítero celebrante.
O essencial da celebração deste sacramento consiste na unção da fronte e das mãos do doente, unção compartilhada da oração litúrgica do presbítero celebrante, que pede a graça especial deste sacramento. A graça especial do sacramento da Unção dos Enfermos tem como efeitos:
- a união do doente com a paixão de Cristo, para seu bem e o bem de toda a Igreja;
- o reconforto, a paz e a coragem para suportar cristãmente os sofrimentos da doença ou da velhice;
- o perdão dos pecados, se o doente não pode obtê-lo pelo sacramento da Penitência;
- o restabelecimento da saúde, se isso convier à salvação espiritual;
- a preparação para a passagem à vida eterna.

Um comentário: