domingo, 6 de dezembro de 2009

O Santo Rosário

Em todas as seis aparições em Fátima, Nossa Senhora repetiu: “Rezai o Rosário todos os dias”, mostrando-nos que é a oração que mais lhe agrada e com a qual podemos obter mais facilmente as graças de que precisamos.

Por séculos, a Mãe de Deus ofereceu-nos o mesmo conselho, tanto para resolver problemas pessoais quanto para a solução das grandes questões que envolvem a Igreja e as nações.

Foi por volta do ano 1200 que a Santíssima Virgem entregou o “Saltério” a São Domingos de Gusmão, prometendo que as perturbações originadas por uma heresia seriam afastadas se o povo o rezasse com devoção. Esse “Saltério” ou Rosário era composto de 150 contas em um cordão, formando um círculo, para auxiliar na oração das 150 Ave-Marias em honra da Mãe de Deus. Os efeitos dessa devoção não tardaram. A França, que estava envolta em guerras e confusões de toda ordem, voltou à completa paz. Todos sentiram a torrente de graças e fervor trazidos pela nova forma de piedade.

Foi, porém no século XV que Nossa Senhora aprofundou Suas promessas, aparecendo ao pregador Alano de La Roche e incitando-o a difundi-las a todo o povo católico. Em seu livro “Da dignidade do Saltério”, este Bem-aventurado deixou o relato dessas visões e das famosas 15 promessas a quem reza com confiança o Rosário:

1 - A todos aqueles que recitarem o meu Rosário prometo a minha especialíssima proteção
2 - Quem perseverar na reza do meu Rosário, receberá graças potentíssimas.
3 - O Rosário será uma arma potentíssima contra o inferno, destruirá os vícios, dissipará o pecado e derrubará as heresias.
4 - O Rosário fará reflorir as virtudes, as boas obras e obterá às almas as mais abundantes misericórdias de Deus.
5 - Quem confiar-se a Mim, com o Rosário, não será nunca oprimido pelas adversidades
6 - Quem quer que recitar devotadamente o Santo Rosário, com a meditação dos Mistérios, se converterá se pecador, crescerá em graça se justo e será feito digno da vida eterna.
7 - Os devotos do Meu Rosário na hora da morte, não morrerão sem sacramentos.
8 - Aqueles que rezam o Meu Rosário encontrarão, durante sua vida e na hora de sua morte, a luz de Deus e a plenitude das suas graças e participarão aos méritos dos abençoados no Paraíso.
9 - Eu libertarei, todos os dias, do Purgatório, as almas devotas do Meu Rosário.
10 - Os verdadeiros filhos do Meu Rosário, gozarão de uma grande alegria no Céu.
11 - Aquilo que se pedir com o Rosário se obterá.
12 - Aqueles que propagarem o Meu Rosário serão por mim socorridos em todas as suas necessidades.
13 - Eu consegui do Meu Filho que todos os devotos do Rosário tenham, por irmãos em sua vida e na hora de sua morte, os Santos do Céu.
14 - Aqueles que recitarem o Meu Rosário fielmente serão todos filhos meus amadíssimos, irmãos e irmãs de Jesus.
15 - A devoção do Santo Rosário é um grande sinal de predestinação.

A profundidade de tais afirmações deu grande impulso à devoção do Rosário, de forma que não se conhece história de santo recente que não o tenha rezado diariamente. Por exemplo, São Luís Maria Grignion de Montfort (1673 – 1716), grande apóstolo de Maria Santíssima, assim resume a importância desse sacramental:

“A Santíssima Virgem revelou ao Bem-aventurado Alano de La Roche que, depois do Santo Sacrifício da Missa, não havia devoção mais excelente e meritória que o Rosário, que é como que um segundo memorial e representação da vida e da Paixão de Jesus Cristo”. (Obras de San Luis Maria GRignion de Montfort, El secreto admirable Del Santissimo Rosario, Biblioteca de Autores Cristianos, Madrid, 1954, p.356)

Inicialmente divididos em 3 grupos de 50 Ave-Marias, formando cada parte um Terço, contemplavam-se os Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos da vida de Jesus. E assim foi rezado durante séculos. Recentemente, porém, desejando incrementar essa devoção para contrarrestar os males modernos, o Papa João Paulo II completou essas meditações com os Mistérios Luminosos, contemplando a vida pública de Cristo antes de sua Paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário