domingo, 23 de janeiro de 2011

Recife tem nova basílica Salesiana

Santuário Salesiano do Sagrado Coração, no último dia 16, foi proclamado pelo Sr. Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, Basílica Menor, conforme decreto da Congregação para o Culto Divino e a disciplina dos Sacramentos. A esse propósito, o Pe. Diego Vanzetta, inspetor, dirigiu a seguinte mensagem:
 
Caríssimos irmãos da Inspetoria, quero partilhar uma grande alegria. pela iniciativa muito oportuna e bem sucedida de nosso querido Arcebispo Emérito Dom Edvaldo Gonçalves  Amaral, o Santuário do Sagrado Coração no Recife, obra arquitetônica que marca os momentos litúrgicos mais solenes e concorridos da nossa Inspetoria foi elevado ao título de BASÍLICA MENOR.

Acompanhei com carinho e esperança a elaboração do projeto e o desenvolvimento do processo que, exigiu a conhecida dedicação e perseverança do ilustre Proponente, a marcante disponibilidade do Arcebispo como, também, a cooperação benevolente de autoridades no Vaticano, que conhecem e admiram a obra de Dom Bosco no mundo.

No domingo, 16 de janeiro, durante a celebração da Santa Missa das 07h00min, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido fará a solene PROCLAMAÇÃO do título conferido ao nosso Santuário que, evidentemente, a partir de então, passará a chamar-se conforme a nova dignidade adquirida.

Pelo que devemos entender, o sentido desta oportunidade que nos é oferecida deve ser avaliada à luz da fé que nos norteia na compreensão e aproveitamento dos mistérios celebrados na liturgia. As celebrações na nova basílica não somente brilharão pelos privilégios e particularidades litúrgicas oferecidas como meros aspectos formais, e sim, reforçarão a nossa consciência de união com a Igreja Universal e chamarão a atenção pelo fecundo aspecto carismático da nossa vocação salesiana que se caracteriza pela fidelidade inabalável à Igreja e ao Santo Padre o Papa.

Um fraterno abraço.

P. Diego Vanzetta - Inspetor


Veja algumas notícias que saíram na mídia local, com depoimentos e  informações que tambem contam um pouco o histórico do templo: Diário de PernambucoPe 360 graus/ Globo Nordeste .

Nenhum comentário:

Postar um comentário