domingo, 5 de junho de 2011

Agulha e linha

Um conto dos padres do deserto diz que certo monge, vendo a morte chegar, pediu aos seus companheiros que lhe trouxessem a chave do céu: queria morrer agarrado a ela. Um companheiro saiu correndo e lhe trouxe a Bíblia, mas não era isso que o agonizante queria. Outro teve a idéia de trazer a chave do sacrário, também não deu certo.  Foi então alguém que conhecia melhor o doente foi buscar agulha e linha. Agarrado a esses objetos prosaicos, o irmão passou mais tranquilo para a vida eterna. Era o alfaiate da comunidade: sua chave para o céu era a atividade diária, carinhosamente realizada para servir aos seus irmãos. 
O Trabalho cotidiano do monge foi a sua verdadeira chave para entrar no céu. Com certeza ele também devia ter rezado muito, meditado bastante, talvez jejuado nos dias certos, e cultivado algumas dezenas de outras virtudes. No entanto ele sabia muito bem que tudo dependia de como ele havia exercido o seu maior serviço na comunidade. O caminho da santidade pode passar por momentos extraordinários, gestos de heroísmo, façanhas memoráveis; porém passa, em primeiro lugar, por aquilo que fazemos bem ou mal no dia a dia. Todos nós reconhecemos que, em nossa vida, é muito mais pesado o dever cotidiano do que alguns momentos de esforço, difíceis sim, mas passageiros. 
Todos precisamos nos agarrar mesmo às agulhas e às linhas de nossas vidas. Fazer bem o que está ao nosso alcance, no dia a dia, sempre será a melhor chave para entrar no Reino do Céu. Se isso ainda nos interessa.

(Dom Pedro José Conti, bispo de Macapá)

Um comentário:

  1. Um certo monge alfaiate, gostava de ajudar a comunidade atrvés de seu trabalho o qual era costurando. Mas ele não fazia só isso, com certeza rezava muito, meditava,jejuava nos dias certos. Quando estava prestes à morrer, pedio aos companheiros a chave do Céu. Levarama Bíblia,a chave do sacr´pario, mas não era, foi então que um lhe trouxe uma agulha com linha, e o monje veio a morrer segurando a agulhacom a linha. Todos precisamos nos agarrar às linhas das nossas vidas. Fazer bem o que está ao nosso alcance, e sempre será a chave para entrar no Reino doCéu.

    ResponderExcluir