terça-feira, 2 de julho de 2013

O Ano Litúrgico

“A Igreja considera seu dever celebrar com sagrada memória, em dias determinados, durante o ano, a obra da salvação do seu esposo divino.” (Sacrosanctum Concilium – Vaticano II, pág. 102)



O Tempo Litúrgico tem como unidade central o Ano – tempo da graça do Senhor, tempo da plenitude, tempo da Igreja que nasce da Páscoa de Cristo, e cuja presença entre nós é para sempre: o Cristo Ressuscitado caminha conosco rumo ao Reino definitivo. O tempo da liturgia, além de se organizar pelos ciclos naturais do dia, mês e ano, destaca-se pelo ciclo cultural-religioso da semana de sete dias, tendo o domingo como referência central, pois “no primeiro dia da semana” o Senhor ressuscitou, chamado por isso o Dia do Senhor ou Domingo. Assim, este “grande dia de festa” se tornou para a Igreja apostólica e para nós, hoje, um dia consagrado, onde os cristãos se reúnem para celebrar a memória da morte e ressurreição do Senhor. O domingo é o dia da nossa páscoa semanal, através da celebração da Eucaristia, memorial da Páscoa de Jesus, por isso mesmo, dia de festa e alegria, antecipação do banquete eterno!
O Ano litúrgico é um caminho pedagógico-espiritual para nossa vivência cristã, um instrumento de salvação e comunhão, um meio para santificar e viver o tempo da graça do Senhor; com ele, desdobramos ao longo do ano os principais acontecimentos da vida de Jesus, partindo da sua Encarnação (Natal) e culminando na Ressurreição e glorificação (Páscoa). A partir destas duas festas básicas, foram surgindo ao longo do tempo, outras festas do Senhor, dos mártires, de Nossa Senhora... Portanto, é à luz do único mistério salvador, que celebramos e cantamos NO TEMPO a nossa redenção. Mistério profundo e inesgotável, que se desdobra no chamado Tempo Comum, e que o canto deve expressar, acompanhando o sentido do Ano Litúrgico e suas festas.
Cada ciclo se compõe de três momentos:

NATAL: Preparação - Advento, quando celebramos a vinda de Jesus. Tempo de esperança.
    Celebração - Natal e Epifania. Cristo assume nossa carne e se manifesta a nós.
    Prolongamento - Domingos após a Epifania

PÁSCOA: Preparação - Quaresma. Conversão. Preparação e renovação do batismo.
      Celebração - Páscoa, Ascensão e Pentecostes.
      Prolongamento - Domingos depois de Pentecostes.

TEMPO COMUM 
O Tempo Comum se compõe de 33 ou 34 semanas. Começa depois da Festa do Batismo de Jesus e vai até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na segunda-feira após a festa de Pentecostes e se prolonga até a véspera do primeiro domingo do Advento. É comum, mas importantíssimo para o sustento. Não é extraordinário. É o dia a dia. E nos mostra que Deus se faz presente nas coisas simples. “O Reino de Deus não vem de forma ostensiva...” (Lc 17,20). Durante esse tempo, celebramos a ação de Jesus no mundo, a presença de Maria (modelo de fé, figura da Igreja), o testemunho dos santos (irmãos, benfeitores e modelos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário