terça-feira, 2 de julho de 2013

Qualidades do ministro de música

            O ministro de música deve apresentar algumas qualidades que são imprescindíveis. São qualidades necessárias para seu ministério, que colaboram para o êxito do seu serviço e ao mesmo tempo revelam aos que se sentem chamados para o mesmo serviço que não se trata apenas de cantar ou tocar um instrumento, mas que na verdade este é o aspecto mais superficial de todo o ministério.

           
1. HUMILDADE: sabe reconhecer-se do tamanho que é. Humilde é aquele que reconhece suas possibilidades e limites e os coloca a serviço de Deus e da comunidade. Diz-se que muitos dos primeiros serão os últimos e que os últimos serão os primeiros (Mt 19,30), que todos aqueles que se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado (Lc 14,11). De fato o que Jesus ensina opõe-se frontalmente às preferências do mundo, objetivos tais como ser o primeiro, enriquecer, vencer na vida por esforço individual, viver o aqui e agora sem se preocupar com o futuro. “Talvez vos envergonheis de imitar um homem humilde; imitai, ao menos, um Deus humilde” (Santo Agostinho). Nós, cristãos, deveríamos ser humildes para poder imitar melhor o Pai do Céu, que se tornou humilde em Jesus por todos nós.

2. VIDA INTERIOR: um ministro que pensa, estuda, ouve, se esforça, mas acima de tudo silencia a si mesmo para ouvir a voz do seu mestre. Sabe de suas fraquezas, mas também sabe a graça de Deus. Suas opções são seguras e permanentes, construídas sobre a rocha. Em tudo busca amar e servir.

3. INSTRUMENTO DE DEUS: é um discípulo consciente que foi chamado para uma missão e a exerce como instrumento nas mãos de seu Senhor.  Não faz sua própria vontade, mas a do mestre. Não faz seus planos e apresenta para Deus abençoar, de maneira alguma, mas busca conhecer os planos de seu mestre para realizá-los. É através da nossa voz e dos nossos instrumentos que Deus se comunica com aqueles que nos ouvem.

4. HOMEM DE ORAÇÃO: não apenas de oração comunitária, mas segue o exemplo de Jesus que inúmeras vezes procura estar só com o Pai. “A oração deve acompanhar os passos dos missionários, para que o anúncio da Palavra se torne eficaz pela graça divina” (João Paulo II). A oração é a única coisa capaz de conquistar a Deus, Ela coloca o poder de Deus à disposição do homem, e cada ministro de música deve trabalhar segundo o poder de Deus.

5. INSPIRA SEGURANÇA E CONFIANÇA: tem segurança interior. A comunidade percebe esta segurança nas melodias que faz. Todos confiam em seu serviço. É seguro não porque se julga bom demais, mas porque confia no Senhor. Sua segurança não está em coisas visíveis, mas no poder imensurável do Espírito que age através dele.

6. ALEGRE: por sua alegria, o músico animará toda a comunidade. E não se trata de uma alegria forçada, mas da alegria do fruto de quem serve a Deus por amor. Alegria fruto do homem novo que agora existe nele, do Cristo que ressuscitou em seu interior, em seu coração. Convém lembrar que um ministro que espelha somente uma alegria exterior, superficial, provoca apenas exaltação com as músicas. Sua alegria está em servir através de seu ministério.

7. BOM OUVIDO: sabe escutar em dois aspectos. Primeiro, escuta sabiamente ao Senhor e, com facilidade, percebe a vontade de Deus. Segundo, tem senso de ritmo, voz afinada quando canta, senso de melodia; sem isso, terá dificuldade em ser ministro de música.

8. DISCRETO: ao final de cada show, celebração, animação, ele não será lembrado, mas sim o Senhor, o nome de Jesus. Não faz do altar seu palco, nem da oração seu teatro pessoal. Seu ministério levará as pessoas a se encantarem com o Senhor que fez tantas maravilhas. Não avaliará seu ministério por quantos elogiam ou choram com suas orações e canções, mas sim com a qualidade e quantidade das conversões que aconteceram como fruto de seu serviço.

            Quando um ministro de música demonstra estas características, mostra que adquiriu maturidade em seu ministério, e é digno de confiança. Ministro de música que se destaca por sua qualidade técnica, mas não são convertidos, apenas estampam atitudes superficiais. Peçamos ao Senhor e cultivemos a maturidade do Espírito que nos leva a atingir a estatura de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário